domingo, 10 de maio de 2009

Novo ENEM, mais uma cópia.

Anunciada pelo MEC no início deste mês o novo ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, já faz com que muitos cursos e alunos quebrem a cabeça imaginando seu novo visual e discutindo suas conseqüências sociais e políticas. Medidas como o novo ENEM vêm sendo tomadas pelo governo federal como parte de seus projetos sociais e de transferência de rendas, porém muitos destes projetos são medidas paliativas que a médio ou longo prazo afetam as estruturas estatais, ou seja, atitudes que somente afetam no presente com a clara intenção de exibir para a sociedade e para o mundo bons números referentes à educação.

A proposta feita pelo ministro da educação Fernando Haddad é que a prova contenha 200 questões e uma redação, sendo aplicada em nos dias 3 e 4 de outubro, onde seria dividida em grupos como: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. As universidades tem o apoio de usar o ENEM como critério de classificação de 4 formas:

  • Única nota para ingresso na Universidade.
  • Substituição da 1º fase da Universidade.
  • Pode-se usar um percentual do Exame para definir a nota da 1º fase.
  • Usar o ENEM somente como forma de classificar alunos para as vagas restantes.


O aluno pode escolher até cinco cursos em cinco universidades que têm o Sistema de Seleção Unificada. A instituição pode também usar tipo de seleção diferente entre os cursos, por exemplo, aplicar o ENEN como prova única para um curso e outro não. Faculdades estaduais e particulares também podem aderir ao Sistema de Seleção Unificado. Os alunos que disputarem vagas em Universidades que usam o sistema de avaliação unificado terão as seguintes opções:

  • Divulgação das vagas ofertadas em cada curso de cada campus ou unidade educacional da IES, de forma que o candidato possa visualizar as opções disponíveis antes de iniciar sua inscrição;
  • Divulgação das notas de corte em cada curso. Essas notas serão atualizadas diariamente, conforme as inscrições dos candidatos. Por meio desta funcionalidade, o candidato poderá visualizar a nota do último candidato selecionado dentro do número de vagas ofertadas e comparar com a sua, de forma, a saber, se esta nota será suficiente para obter a vaga, antes mesmo de efetuar sua inscrição;
  • Possibilidade de alteração das suas opções a qualquer tempo e quantas vezes julgar necessário, até o encerramento do prazo das inscrições. Cada candidato poderá, assim, acompanhar as notas de corte e rever suas opções, de forma a alterá-las, aumentando suas possibilidades de seleção.
    Fonte: ministério da educação – MEC

O grande desejo brasileiro de se tornar os EUA do Sul está mais evidente com esta nova atitude, já que a nova medida é uma mera copia do sistema usado pelos irmãos do note chamado de Scholastic Assessment Test (SAT), que funciona em um país de 1º mundo, isso não implicar funcionar perfeitamente no Brasil.

Afinal eu me pergunto o que falta para criarmos os Estados Unidos do Brasil? Creio que só mudar o nome e a bandeira, já que vestimentas, modos, atitudes, políticos, e etc, já são yankes ou comprados por eles.

9 comentários:

  1. Só uma coisa a dizer; Muito filho da puta Fernando Haddad. Espere sentado ou você se cansa está provado quem espera nunca alcança.(8) Bom conselho-Chico Buarque...

    Muito puta meu velho com essa decisão da rural se ao menos fosse a 1º fase cara, mas estamo entrando de 'gaiato' é foda. Maas não se tem mais nada a fazer do que estudar o dobro do que já estavamos.

    Boa sorte pra todos, a música é só um estado d eespirito...

    Beijo =*

    ResponderExcluir
  2. A receita do bolo é: Estudar, Estudar e Estudar +.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bem não sei o que é mais engraçado a burrice dos que "fizeram" esse novo jeito ou quem acredita que de alguma forma isso é bom um passo à frente na nossa educação! Se fomos colocar bandeides em todos os nossos arranhões não seremos nunca nem a unha do defunto americano (rsrs), enquanto ficarmos dando aquele velho jeitinho brasileiro em tudo vamos continuar sendo isso que somos ou piorar! Depois que arrumarmos de fato nossa educação aí podemos pensar em tentar copiar alguma coisa dos americanos!

    ResponderExcluir
  5. E só pra complementar:
    Foi decidido que acontecerá a Substituição da 1ª Fase da Universidade, ou seja, o ENEM será a primeira fase do vestibular da UFPE/UFRPE. E ainda a redação que será válida será a do ENEM, que será feita entre as 200 questões, nos 2 dias ali descritos.

    Ta ruim pra nós '-'

    ResponderExcluir
  6. "O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas para vencer!"

    é o q eu tenho a dizer ;)

    ResponderExcluir
  7. O segredo é estudar galera, não importa o quanto mudem, se for por meritócracia, quem estiver mais preparado vai se dar bem.
    Agora que a nossa falta de originalidade é, percebivelmente, inquestionável.Apesar que podemos usar isso de forma positiva para alavancar o nosso desenvolvimento, é só deixarmos um pouco desse Ufanismo, onde achamos que tudo que vem de fora é influência negativa.

    ResponderExcluir
  8. "Eles" nao pensam nos professores q agora teram menos tempo pra da o conteudo nos Cursinhos Pre-V. Nem nos estudantes q ja se vem programando durante o começo do ano e agora tera q mudar seu modo de estudar.
    Eu apoiaria essa mudança se ela acontecese próximo ano, mas agora eh Foda.. =/

    ResponderExcluir